Aromaterapia

aromaterapia3

CURIOSIDADES E ORIGENS

A aromaterapia como conhecemos hoje , tem suas origens na antiguidade. Já há muitos e muitos anos se usa essência e destilação de plantas para a utilização como essências, remédios, cosméticos e incensos.

Têm evidências de 4.000 anos atrás do uso de plantas como a mirra e cirpreste para fazer incensos.

Os chineses utilizavam ervas com propósito terapêutico e para uso espiritual.

Na Índia também se fazia uso de centenas de ervas com cunho religioso, espirituais e filosóficos e posteriormente surgiu a tradicional medicina Ayurvedica que é conhecida e aplicada até hoje.

Rituais na Roma e Grécia antiga também fazem alusão de uso de plantas, incensos e formas de utilização para banhos, massagens e cultos ao corpo.

A palavra óleo essencial surgiu no século 16 quando alquimistas acreditavam que o óleo extraído pela destilação continha a “alma da planta”, Paracelso quem criou este conceito diferenciando essência de óleo essencial. A palavra aromaterapia foi usada pela primeira vez em 1.928 por Renée Maurice Gatefosse que usou lavanda para cura de uma queimadura.

O ATENDIMENTO COM A AROMATERAPIA

Por preferência da Bia Loureiro, a aromaterapia está sendo utilizada como complementar a outras técnicas de atendimento terapêutico. Ou seja, o atendimento é feito com alguma outra técnica e também tem indicação de quais óleos essenciais ao final do atendimento para auxiliar no processo da pessoa.

O uso terapêutico da aromaterapia utilizada tem algumas frentes no atendimento feito pela Bia Loureiro:

  • Olfato: como uma forma poderosíssima de acessar o inconsciente é através do olfato, muitas questões podem aflorar e curar para uma pessoa apenas através dos cheiros
  • Absorção da pele: de acordo com a necessidade de cada cliente, é preparado uma mistura de óleos essenciais que te permitem utilizá-los a seu favor. Por exemplo, quando a pessoa está se sentindo sem energia, para baixo há alguns óleos essenciais que podem elevar a energia e trazer foco e atenção. Quando a pessoa está muito acelerada, tem alguns outros que cedam. Então, de acordo com o que se trabalhou, é indicado quais utilizar.

*no Brasil não é prática ingerir óleos essenciais

É uma técnica que, se bem aplicada, pode trazer resultados maravilhosos combinando melhorias e curas físicas tanto pelo emocional e mental, como pelo físico!